Jogos e brincadeiras são estratégias para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do público infantil. Contudo
ainda existem
lacunas sobre os efeitos e associações dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças. Assim, o
objetivo é sintetizar
a influência dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças. As bases de dados foram: Lilacs,
PsycINFO, Pubmed,
Scielo e Scopus. Foram incluídos artigos com delineamento observacional ou experimental. A qualidade dos
artigos foi
avaliada com a RoB 2. Cinco estudos foram incluídos seguindo os critérios de elegibilidade. Todos os estudos
apresentaram
delineamento experimental, dois realizados de forma crônica e três de forma aguda. Três estudos apresentaram
efeitos
positivos dos jogos e brincadeiras na atenção, tempo de reação e funções executivas: controle inibitório,
raciocínio lógico,
fator verbal, fator numérico, fator espacial e inteligência geral. Quanto à qualidade metodológica dos estudos
é necessário
melhor descrição e utilização do processo de alocação da randomização, maior cuidado na análise de dados e
evitar múltiplas
avaliações para uma variável. Conclui-se que jogos e brincadeiras ativos podem gerar efeito positivo para a
atenção e
funções executivas de crianças. Mais estudos são necessários para compreensão da relação de parâmetros como
intensidade,
duração e tipos de atividades com a cognição.
Palavras-chave: Jogos e brinquedos. Cognição. Criança.